Afinal Witi é destro!

 

Witi é o nome de que todos falam, nos últimos dias, depois de uma exibição galáctica na dupla jornada de qualificação para o Campeonato Africano das Nações a acontecer nos Camarões em 2021. Mas há muito sobre ele que não se sabe ainda. E uma das curiosidades que salta à atenção de muitos, é sobre qual é o seu pé original, entre o direito e o esquerdo.

Texto: Desidério Chambo*

Ver Witi conduzir a bola, fintar com mestria, como fez, por exemplo, no Zimpeto, no lance de cruzamento que resultou em golo de Telinho, pode confundir os seus admiradores.

É que as habilidades de Witi com aquele pé esquerdo, do qual saiu o “canhão” rasteiro que “afogou” os Tubarões Azuis, na Praia, seu habitat natural, são mesmo de um canhoto nato.

Mas engana-se quem assim pensa. A verdade é que Witi é destro. Ele desenvolveu força no remate e habilidades no pé esquerdo quando, enquanto miúdo, contraiu uma lesão no metatarso do pé direito.

Doente de futebol desde a tenra idade, Witi não se conformou em não poder jogar a bola por causa de uma lesão “boba” no dedo. Foi aí que fortificou o seu pé esquerdo. Mas como ele conta “quando vejo que a bola que vem em minha direcção é forte, domino-a pelo pé direito onde tenho mais força, e depois a coloco no esquerdo, onde sou mais habilidoso do ponto de vista de drible”.

Esta capacidade que Witi tem em jogar perfeitamente pelos dois pés, dá mais valências, não somente a sí, como também aos treinadores que têm num homem só, as habilidades de dois jogadores e este pode  ser aproveitado tanto no extremo esquerdo, assim como no direito fazendo as jogadas por fora ou por dentro, dependendo do esquema táctico de cada “coach”.  * Colaboração

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content