
O antigo Presidente da República Armando Guebuza apontou ontem a consolidação da paz e a promoção do desenvolvimento como objectivos importantes para o país, assinalando a falta de liberdade de circulação no país, devido à insegurança.
Texto: Dossiers & Factos
“Que este seja um momento que vai garantir que efetivamente os grandes desejos do povo se alcancem: a paz em todo o país e maior unidade nacional, que haja paz e desenvolvimento”, disse Guebuza, à margem da investidura de Filipe Nyusi para mais um mandato de cinco anos.
O antigo chefe de Estado lamentou que, apesar dos esforços que estão a ser feitos, Moçambique ainda não tenha alcançado a paz plena.
“O que está no manifesto eleitoral de Filipe Nyusi é o desenvolvimento económico com paz”, disse Guebuza.
Guebuza defendeu ainda a promoção da liberdade de expressão para que o povo possa manifestar a sua posição sobre o caminho que o país deve seguir.
“Que reforcemos a nossa unidade e utilizemos a liberdade de expressão que temos e que os moçambicanos possam saber o que pensam um do outro e nessa base contribuir para o seu desenvolvimento”, afirmou.
Filipe Nyusi foi investido em Maputo para o segundo e último mandato na Presidência da República, na sequência da sua vitória nas eleições presidenciais de 15 de outubro.