Ataques Xenófobos: PR pede calma e garante que Governo já está a agir

No seu primeiro pronunciamento público em torno da violência xenofaba que se vive na África do Sul, o Presidente da República, Filipe Nyusi garantiu que o Governo moçambicano está a trabalhar por forma a garantir proteção dos moçambicanos e seus bens na África do Sul.

Texto: Lidia Cossa

O Chefe do Estado garantiu, na ocasião, que alguns moçambicanos que foram repatriados na sequência da brutalidade naquele país estão, neste momento, no Centro de Acolhimento transitório, no distrito de Moamba, de onde depois partirão para as suas províncias de origem.

“Logo que tomamos conhecimento desta ocorrência, como Governo, acionamos todos mecanismos de apoio e assistência aos moçambicanos no território sul-africano enquanto que internamente activamos o INGC para trabalhar no acolhimento dos nossos compatriotas que queiram regressar ao País”, sublinha.

Nyusi pediu a calma dos moçambicanos e apelou para que evitem fazer a retaliação daqueles actos de violência.

“Como Governo, condenamos veementemente estes actos xenófobos e apelas ao Governo sul-africano a tomar medidas para que estes actos não se tornem prática”, afiançou.

Refira-se que os actos de Xenofobia que se fazem sentir naquele país da Africa Austral resultaram na morte de várias pessoas e no saque e destruição de residências, fabricas e lojas.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content