Aumentar a produção para criar mais emprego em Gaza

Na Província de Gaza teve como porta de entrada a cidade de Xai Xai, onde foi recebido com muita energia pela população daquele ponto do país. Nos comícios que vai orientar durante três dias naquela Província em oito distritos, prometeu aumentar a produção e produtividade por considerar a agricultura uma área que mais gere emprego e sustentabilidade.

Texto: Lídia Cossa, Gaza

Apesar da chuva que ameaçava na Zona alta de Xai Xai onde foi realizado o showmício, a população, os membros e simpatizantes do partido Frelimo e os potencias eleitores não abandonaram o Clube de Gaza e continuaram atentos a mensagem que o seu candidato transmitia.

O bastião da Frelimo, estava mesmo a altura do “Frelimistão” com uma enchente sem igual, apesar da temperatura baixa que se fazia sentir.

Por causa da violência que se verifica nessa época da Campanha envolvendo alguns partidos, Nyusi chamou atenção aos membros e simpatizantes a não se deixarem levar por provocações e se meterem em confusão porque será usado contra eles após eleições.

O candidato da Frelimo disse que a Frelimo é um partido sério e responsável e os seus membros e simpatizantes devem sempre esperar e deixar passar as caravanas dos outros partidos para não se meter em confusão.

Disse ainda que por aquela Província ser grande, é normal aparecerem vários partidos querendo fazer campanha no mesmo local, no mesmo mercado onde a Frelimo está e por isso envolverem se em pancadarias, e o certo nesse momento é deixar os outros passarem e de modo algum se meterem em confusão.

“A Frelimo deve vencer de forma limpa e justa as eleições sem necessidade de se envolver em confusão, esse deve ser o foco de todos porque no fim hão de vir dizer que perderam porque a Frelimo lhes proibiu de fazer campanha, ou porque a Frelimo lhes violentou. Então para evitar tudo isso, o certo é deixar eles entre si se espancarem e em nenhum momento se meter para evitar manchar nosso partido que é sério e responsável”, aconselhou.

Voltou a lembrar que o seu Governo vai canalizar 10% do Orçamento na agricultura para aumentar a produção e criar mais emprego.

“No próximo mandato queremos incutir a cultura de emprego nos moçambicanos, chega de reclamar da vida, vamos trabalhar para resolver os problemas”, disse.

Durante os comícios que orientou falou das obras implementadas pelo seu Governo nos últimos anos.

Falou da reabilitação das estradas ora danificadas pelas cheias, os troços Chongoene – Chibuto, Chibuto – Chissano.

Lembrou sobre a estrada que liga Chokwe a Niassa que ainda não foi concluída, porém, garantiu que até finais deste ano será inaugurada.

“Já temos a estrada que liga Chokwe a Niassa, mas temos que ligar Maputo a Niassa e Ponta de Ouro a Niassa. Nos próximos cinco anos queremos fazer a estrada que liga Chokwe a Macia, não vai falhar, vamos começar agora a procurar o dinheiro e em menos de cinco anos vamos entregar, esta Província não pode sofrer enquanto a Frelimo governar”, sublinhou.

Falou também do aumento da rede eléctrica, água canalizada para todas localidades e mais hospitais.

Nyusi trabalha durante três dias nos distritos de Manjacaze, Chibuto, Massangena, Chicualacuala, Chokwe, Massingir, Bilene e Cidade de Xai Xai.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content