Catadores de lixo impedem circulação de camiões sul – africanos

Um grupo de jovens, catadores de lixo na lixeira de Malhampsene, no município da Matola, sairam hoje a rua, por volta das 10. 00 horas, para “manifestarem” contra os actos xenófobos que se registam na África de Sul.
Os jovens em número aproximado a meia centena, colocaram barricadas no meio da estrada, proibindo a circulação de camiões com matricula sul – africana, sobretudo, aqueles que frequentemente usam a via para escalarem os portos de Maputo e Matola.
A reportagem do Dossiers & Factos esteve no local e conversou com os autores daquela desordem.
João Mbeve, diz que a atitude deles visa essencialmente fazer sentir os sul – africanos que o que fazem para com pessoas de outras nacionalidades não é bom. Acrescentou  que tal como ele, outros elementos do grupo, tem familiares a residirem e trabalhar na A. Sul, e não sabem em que estado se encontram.

Policia já repôs a ordem
A Policia da República de Moçambique, foi chamada a intervir e quatro viaturas transportando agentes de diferentes especialidades está no local e já impôs a ordem sendo que, o trânsito, voltou a fluir normalmente.
Não há registo de nenhuma detenção dos autores mas sim, segundo apuramos, a corporação julgou melhor uma advertência aos autores que prontamente colaboraram com as autoridades.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content