Celebrações do dia de Djuba juntam mais de 800 pessoas no Campo Muzila

– Data é celebrada há 17 anos

 

O passado dia 17 de Agosto, foi um Sábado diferente, pelo menos para os residentes do bairro de Djuba, Posto Administrativo da Matola Rio, distrito de Boane, província de Maputo. Num evento realizado pelo empresário Samuel Muzila, proprietário de Makate Metal Mecânica, em parceria com o Parque Industrial de Beleluane (PIB), centenas de pessoas, entre idosos e crianças, juntaram-se no famoso campo de Muzila, um espaço comunitário, para celebrar o dia daquele bairro.

Trata-se de uma data do aniversário instituída há 17 anos com a inauguração do campo denominado Parque Infantil Comunitário e que passou assim a ser também o dia de Djuba. Durante as celebrações deste ano, estiveram no evento mais de 700 crianças e 85 idosos.

À nossa reportagem, o empresário Samuel Muzila explicou que a razão que o levou, no longínquo ano de 2002, a criar aquele Parque, foi o desejo de mostrar a importância da existência daquele tipo de espaços numa altura em que vários campos ao nível da província estavam a ser espoliados.

“Quando estavam a desaparecer os campos na nossa província decidi desanexar este espaço e construir este Parque Infantil para todas crianças de Djuba”, explicou o patrono da iniciativa, justificando a importância daquele Parque tratado localmente como o campo de Muzila.

“Neste tempo de férias, qualquer pai sabe onde encontrar seu filho. Não vai procurar na barraca ou na rua, mas sim no centro de reconstrução das crianças”, completou aquele engenheiro.

“Esperamos que estudem e um dia se tornem gestores das várias empresas estabelecidas no Parque Industrial de Beleluane (PIB) que conta, actualmente, com 35 empresas e mais de seis mil trabalhadores”, completou Onório Boane, director adjunto do PIB.

O evento que teve também apoio de Tri – M e Duma Duma Serviços, empresas locais, foi marcado por momentos culturais, brincadeiras infantis e concursos que estimulam aprendizagem nos petizes.

Como tal, o momento mais alto foi a galardoação dos vencedores que, dentre vários kits, foram atribuídos material escolar. Para as idosas, que testemunharam a alegria do netos, foram atribuídas capulanas. Foi, de resto, um gesto simples, mas que mereceu muita gratidão por parte dos beneficiários.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content