Concluída construção de 16 reservatórios escavados em Maputo e Gaza

O executivo moçambicano concluiu, através do projecto de recuperação à seca e resiliência agrícola, a construção de 16 reservatórios escavados, dos quais nove na província de Maputo e sete na província de Gaza.
A informação foi avançada esta quinta-feira (27 de Maio) pela presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), durante a visita de trabalho de Judith Kateera, directora-executiva do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), parceiro finaceiro do projecto.
Luísa Meque disse na ocasião que o Governo concluiu também a construção de 13 furos multifuncionais, dos 14 planificados, sete para a província de Maputo e seis para Gaza.
Com o funcionamento pleno destas infra-estruturas, Meque espera que estejam criadas as condições para garantir água segura para o consumo humano, abeberamento do gado e produção agrícola durante todo ano, sem depender da chuva e, por conseguinte, melhorar a resiliência climática.
“Temos constatado com satisfação a melhoria do bem-estar social e da renda familiar nas zonas áridas, através de adopção de boas práticas de produção que têm sido disseminadas, cientes do caminho longo ainda por percorrer”, declarou.
De referir que o projecto de recuperação a seca e resiliência agrícola foi elaborado pelo Governo de Moçambique e é financiado pelo BAD ao abrigo do acordo de financiamento assinado em Fevereiro de 2018 entre a instituição bancária e o Executivo moçambicano, com a finalidade de fortalecer a capacidade das comunidades rurais para enfrentar os desafios interligados das mudanças climáticas, pobreza rural, insegurança alimentar e degradação da terra através da provisão de infra-estruturas de abastecimento de água, melhoramento da produção de alimentos e capacitação das comunidades afectadas pela seca.
O projecto irá beneficiar directamente cerca de 20.000 famílias, contribuindo para melhoria da subsistência de 100.000 habitantes rurais, dos quais cerca de 60% são mulheres, nos distritos de Chibuto, Chigubo, Matutuíne e Magude nas Províncias de Gaza e Maputo. INGD

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content