Cuidar da saúde sexual e reprodutiva é determinante para a prevenção de ITS e gravidez indesejada

 

O Director Provincial de Saúde de Maputo, Daniel Chemane efectuou a entrega da Unidade Móvel, denominada “Inguissa” para a implementação dos Serviços de Saúde Sexual Reprodutiva nos distritos da Matola e Marracuene, no âmbito da aproximação e utilização dos serviços de saúde nas comunidades e escolas.

Falando na ocasião no Posto Administrativo da Machava, distrito da Matola, local que acolheu a cerimônia de entrega da viatura, Chemane afirmou que o Governo tem vindo a envidar esforços para melhoria de qualidade de vida da comunidade, e a aquisição daquela viatura e implementação desse projecto é um exemplo concreto desse esforço.

De acordo com o Director Provincial de Saúde dados estatísticos tem mostrado que adolescentes e jovens na faixa etária dos 10-24 anos de idade, são vulneráveis e acabam contraindo doenças por falta de conhecimento e medo em aproximar as unidades de saúde para falar dos seus problemas e aflições.

Para Chemane uma das formas à responder os problemas dos Adolescentes e Jovens é prevenir as infecções de transmissão sexual (HIV, Sífilis, Gonorreia, etc) e gravidez indesejada através de informação e oferta de serviços de aconselhamento sexual e métodos anticonceptivos, principalmente o preservativo para a dupla protecção, por um pessoal de saúde treinado e qualificado para o efeito.

Chemane falou sobre a Saúde Sexual Reprodutiva, dirigindo-se aos adolescentes e jovens ali presentes, afirmando que o futuro da nação dependia de cada um deles e das escolhas que farão no inicio da vida sexual.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content