Edil de Xai-Xai defende reafirmação do compromisso na restauração da paz

 

O edil da cidade de Xai-Xai, Emídio Xavier, diz que a independência do país foi a maior conquista dos moçambicanos, porque a partir dela, construiu-se o Estado e nacionalidade, que durante 500 anos tinha sido usurpada pelo colono.

Na visão de Xavier, os 45 anos da independência refletem vários acontecimentos de um povo que luta para construir a sua dignidade perante a guerra de desestabilização, seca da década 90, cheias de 200 e ciclones.

De acordo com o edil, os eventos contribuíram para o recuo ao desenvolvimento que os moçambicanos buscam diariamente.

Xavier apontou ainda, com preocupação, os ataques perpetrados pelos homens residuais da Renamo, mesmo depois da assinatura dos acordos de paz que estabelecia num dos pontos a entrega das armas.

“O terrorismo e os ataques na zona centro retardam o desenvolvimento deste país jovem que todos almejamos construir”, disse Xavier, acrescentando que é impossível construir um país enquanto o fogo das armas continuarem.

Para Xavier, há necessidade de todos moçambicanos reafirmarem o seu compromisso na restauração da paz no país.

Ainda de acordo com a fonte, a situação do terrorismo é preocupante e exige soluções para o combate a este mal.

O presidente do Conselho Municipal de Xai-Xai falou igualmente do estágio da juventude moçambicana, realçando que há necessidade de investir nos jovens, incutindo disciplinas e o amor ao trabalho.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content