Em tete: MISAU reúne-se em conselho coordenador

  • Abdula assinala progressos no Quinquênio prestes a terminar apesar de desafios prevalecentes

 

Foi com um discurso onde resumia os principais feitos dos últimos cinco anos no Sector da Saúde a ministra da saúde, Nazira Abdula, procedeu a abertura da XLIV Sessão do Conselho Coordenador de Saúde, evento magno do sector da Saúde que encerrou na última sexta-feira.

O evento para além da Direcção Magna do MISAU contou com a presença de Directores de Instituições tuteladas, Directores Nacionais e Adjuntos, Directores Provinciais, Médicos-chefe, Directores do Hospitais, Chefes de Programas Nacionais, Parceiros de Cooperação e Sociedade Civil.

Na sua intervenção, Abdula referiu que o Conselho Coordenador da Saúde é uma oportunidade para “reforçarmos os nossos laços de colaboração e de cooperação com todos os intervenientes na área de Saúde num ambiente de complementaridade e não de competição”.

Num outro desenvolvimento, depois de ter frisado várias conquistas, onde se destaca “a construção e entrada em funcionamento do Hospital Central de Quelimane, de Hospitais Distritais, de Armazéns de Medicamentos, formação de pessoal da Saúde em especialidade e não só”, Abdula salientou que o povo moçambicano “aguarda pelos resultados do XLIV Conselho Coordenador de Saúde, aguarda por melhores abordagens e solução dos seus problemas”.

Para a Ministra da Saúde “o quinquênio prestes a findar constitui licção para aquilo que pretendemos melhorar, de modo a que o sector alcance mais e maiores resultados nos próximos anos”.

Por seu turno, Lina Portugal, Secretária Permanente da Província de Tete, em representação do Governador daquela Província, referiu que “a escolha da nossa cidade, da nossa província honra-nos bastante pois se trata de um grande evento para a família saúde”. Para Portugal esta “que seja uma oportunidade para discussão e alcance de soluções para o povo moçambicano na busca de Saúde e bem-estar”.

Já Mendes Cândido, Administrador do Distrito de Tete enalteceu os esforços do sector da Saúde em todo o país, tendo referido que “estamos todos ansiosos para as conclusões deste grande evento que temos certeza de que trará soluções impactantes para o nosso povo”.

Os Parceiros de Cooperação, representados pelo Parceiro de Primeiro Contacto, na voz da Dra. Monique Mosoh, garantiram “continuar a trabalhar com o Ministério da Saúde a todos os níveis para a continuidade de uma resposta atempada às necessidades do povo moçambicano”.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content