Empresas chinesas apoiam o Governo na luta contra a Covid-19

No âmbito do combate contra a COVID-19, o Ministério da Indústria e Comércio (MIC) recebeu, hoje, segunda-feira, 18 de Maio, em Maputo, um donativo composto por 30 mil máscaras, 12 laptops (incluindo software) e 12 modems oferecidos por quatro empresas chinesas, integradas na Parceria para o Investimento e Crescimento de Africa (PIGA).

Trata-se de um donativo que resulta da mobilização da República Popular da China às empresas envolvidas no programa PIGA, que operam em quatro países africanos, nomeadamente a Zâmbia, Moçambique, Quénia e Etiópia e que é gerido pelo Centro Internacional do Comércio (ITC), para o apoio na luta contra a pandemia da Covid-19.

Ludovina Bernardo, vice-ministra da Indústria e Comércio, Afirmou tratar-se de uma cerimónia que simboliza mais uma vez um sinal de amizade e compromisso que todos assumiram perante a luta contra a pandemia da Covid-19.

“Agradecemos aos parceiros do programa PIGA e do ITC, que se comprometem com o Governo da República de Moçambique em fazer um esforço acrescido, de modo a que, tanto os que precisam do material de protecção para lutar contra a pandemia da Covid-19, assim como a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX), possam continuar a mobilizar recursos junto de vários parceiros de cooperação nacional, através do equipamento informático que foi doado para que continuemos a trabalhar de forma redobrada”, referiu a vice-ministra.

Por seu turno, Horacio Morgado, coordenador nacional do projecto PIGA, assegurou que, em Mocambique, o apoio e a mobilização de recursos continuaram em estreita colaboração com a APIEX, e felicitou a liderança do Governo, que tudo tem feito para responder a este enorme desafio, de forma profissional, organizada e bastante efectiva.

“O programa PIGA reitera, deste modo, o seu compromisso no trabalho para a atracção de investimento em Moçambique e manifesta toda a disponibilidade para continuar a cooperar e apoiar o Governo de Moçambique durante este período”, garantiu Horácio Morgado.

Importa referir que o projecto PIGA apoia a atracção de investimentos nas áreas de agro-processamento e indústria ligeira, com foco para a China. Em Moçambique, o programa PIGA trabalha em estreita colaboração com a APIEX.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content