Éneas Comiche busca experiência nas “Cidades Africanas Limpas”, para limpar Maputo

 

Numa altura em que a Cidade de Maputo faz parte das capitais mais sujas, mesmo após o lançamento do projecto “Cidades Africanas Limpas”, Eneas Comiche, Presidente do Conselho Municipal de Maputo, participa deste o dia 25 a 30 de Agosto corrente, em Yokohama, Japão, no II Encontro das Cidades Africanas Limpas, organização da qual é Vice-Presidente, para buscar mais experiências para limpar Maputo. Para ale desse encontro, vai também participar na Sétima Conferência de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD VII).

A capital moçambicana, está longe de ser uma cidade Próspera, Bela, Limpa e Segura, devido aos mais variados problemas, dentre eles uma recolha de lixo ainda deficiente e a poluição ambiental.

Aliado a isto, foi lançado há dois anos, o projecto “Cidades Africanas Limpas” com o objectivo de trocar experiências entre as mais variadas formas de salubridade.

O II encontro das Cidades Africanas Limpas que decorre na Cidade de Yokohama tem como objectivos a promoção da partilha de experiencias, boas práticas e lições aprendidas entre os países africanos, promover a interação dos Governos Central e local, de institutos de pesquisa, do sector privado em Africa e em outras regiões e a promoção de investimentos na gestão de resíduos sólidos.

O encontro decorre sob o lema “Gestão Sustentável de Resíduos em Prol de Cidades Limpas e Resilientes”

Os objectivos traçados para este segundo encontro das cidades africanas, estão estão alinhados ao Plano de Desenvolvimento Municipal 2019-2023.

A delegação Moçambicana neste encontro é chefiada por Adriano Maleiane, Ministro da Economia e Finanças, e integra Manuela Lucas, Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Júlio João Pio, Vice-Ministro da Indústria e Comércio, quadros seniores do MITADER, MASA, MTC, MEF, CMM e empresários.

A Sétima Conferência de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD VII) decorre sob lema “Avançando com o Desenvolvimento de África através de Pessoas, Inovação e Tecnologia”. Redacção

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content