Espaço da Facim transformado em centro de tratamento de Coronavírus

 

As tendas da Feira Internacional de Maputo (FACIM), localizada em Ricatla, no distrito de Marracuene, estão a ser preparadas para albergar possíveis pacientes graves da Covid-19, que eventualmente venham a precisar de internamento.

Texto: Dossier & Factos

Uma fonte ligada ao processo garante que o espaço contará com 300 camas, para atender prováveis pacientes graves da covid-19, oriundos dos Oito distritos da província de Maputo.

Segundo apurou o Dossiers & Factos, tal como noutras províncias, já foram constituídas, a nível de Maputo, as equipas médicas que estarão envolvidas no tratamento de doentes graves de coronavírus.

Cada equipa médica será composta por seis profissionais de saúde, dentre os quais médicos especialistas, pneumonistas e pessoal de apoio, que terão a missão de cuidar de um máximo de 15 pacientes e não mais que isso.

Em outras palavras, significa que a funcionar na sua máxima capacidade, ou seja, com 300 pacientes internados, o centro precisará de pelo menos 50 equipas de seis profissionais.

Devido à natureza delicada do tratamento da doença, cada grupo trabalhará durante 15 dias contínuos no centro de tratamento, fazendo um turno diário de oito horas. Durante este período, não deverão ter nenhum contacto com as suas famílias.

No fim dos 15 dias intensivos de trabalho, as equipas serão rendidas, devendo, imediatamente, cumprir mais 14 dias de quarentena, ou seja, proibidos de manter contacto com membros da sua família ou outras pessoas.

Só depois deste período terão permissão para juntarem-se às suas famílias, aguardando pela próxima escala.

Segundo apurou o Dossiers & Factos, a qualquer momento aquele centro de tratamento da Covid-19 poderá entrar em funcionamento. Contudo, ainda não estão criadas as condições logísticas, o pessoal médico já escalado.

Recorde-se que devido a pandemia, o governo decidiu, há alguns meses, adiar a edição deste ano da FACIM, que anualmente realiza-se no fim do mês de Agosto.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content