
Filipe Nyusi acaba de tomar posse para o seu segundo mandato como Presidente da República, na sequência da sua reeleição a 15 de Outubro de 2019. Perante a bandeira e outros símbolos do Estado, Filipe Nyusi jurou respeitar e fazer respeitar a Constituição da República.
Texto: Dossiers & Factos
Filipe Nyusi, chegou à Praça da Independência, quando eram pontualmente 10 horas, fez a sua última revista da guarda de honra, enquanto Presidente da República.
Depois entregou os símbolos de poder aos Juízes do Conselho Constitucional, acto que simboliza o fim do seu manadato.
Em seguida, diante da Presidente do Conselho Constitucional respeitar e fazer respeitar a Constituição da República e outros símbolos do Estado.
Numa cerimonia que contou com a presença de chefes de Estados de vários países vizinhos e amigos de Moçambique, o Nyusi leu e assinou a declaração de compromisso de honra, jurando servir o país com dedicação sem exclusão.
Após a leitura, o Conselho Constitucional entregou ao Presidente os símbolos de poder, nomeadamente Constituição da República, Bandeira Nacional, Emblema da Republica, Pavilhão Residencial e o Martelo
Dentro de instantes irá proferir o seu discurso inaugural como Presidente da República, um sermão esperado com muita expectativa, tendo em conta que em 2015, num dia como este proferiu um discurso bastante inspirador.