Forças de Defesa e Segurança desmoralizadas em Cabo Delgado

 

As investidas dos “insurgentes” em Cabo Delegado para além de colocar a “nú” as fragilidades dos militares, também está a criar um mal-estar no seio das Forças de Defesa e Segurança.

Informações avançadas pelo Centro de Democracia e Desenvolvimento (CDD) indicam que há uma quebra de moral nas fileiras das FDS, devido a suspeitas de traição por parte de alguns oficias superiores das FDS, que estariam a apoiar logisticamente os insurgentes e fornecer-lhes informais estratégicas.

O CDD dá conta da detenção de pelo menos três altas patentes detidas após investigações da inteligência militar.

Ainda de acordo com o CDD, apesar do seu silêncio infundado sobre a situação que se vive em Cabo Delgado, o Presidente da República (RP) tem conhecimento do mal-estar no seio das FDS.

A fonte refere que há dias, Filipe Nyusi promoveu jovens militares a oficiais superiores das Forças Armadas, com a patente de Tenente-coronel, num esforço de incentivar a juventude a empenhar-se no combate contra os “insurgentes”.

Recorde-se que em novembro do ano passado o Dossiers & factos baseado em fonte s no terreno já havia alertado que há pouca moral nas fileiras das FDS, o que reforçou a capacidade a acção dos “bandidos”.

 

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content