Comprar Jornal Dossiers & Factos Por M-Pesa | CLICA AQUI

DestaqueEconomia

Funcionários da Tmcel passam festas sem salários

A Tmcel, que resulta da fusão entre a Moçambique Celular (Mcel) e a Telecomunicações de Moçambique (TDM), empresas que nos seus tempos áureos era um orgulho para o país, é hoje uma sombra do que algum dia foi. A empresa está mergulhada numa crise que parece não ter solução à vista, e os colaboradores da casa estão insatisfeitos com a actual direcção, que é liderada por Mahomed Rafique Jusob Mahomed, na sua qualidade de Presidente do Conselho de Administração.

A crise iniciou há cerca de oito meses e agrava-se a cada dia, de tal sorte que os ordenados dificilmente são pagos nas datas previstas. De resto, Dossiers & Factos apurou que trabalhadores ainda não receberam os salários referentes ao mês de Dezembro. Era assim pelo menos até ao início de noite de 23 de Dezembro, altura em que esta matéria foi produzida, pelo que os colaboradores estavam na iminência de passar as festas do natal e do fim do ano sem dinheiro para fazer face às despesas.

O PCA não se coibiu, ainda assim, de enviar um e-mail aos colaboradores famintos, desejando-lhes festas felizes. O Dossiers & Factos sabe que o dirigente máximo daquela instituição do grupo A, assim como outros gestores, poderá ir já às férias, indiferente ao grave momento de crise.

No seio da massa laboral, os ânimos estão exaltados e há quem avente a hipótese de haver alguém na instituição que não esta interessado no desenvolvimento da mesma, sendo a possível razão um enigma.

De outras fontes, Dossiers & Factos ficou a saber que o Estado é o maior devedor da Tmcel, que é comparticipada pelo mesmo Estado através do Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE). Refira-se que a Tmcel é uma empresa estratégica para os diferentes sistemas de informação do Estado, na sua maioria ligados às áreas da segurança e finanças.

Dossiers & Factos acompanha este caso com muita atenção e, oportunamente, poderá trazer mais desenvolvimentos. D&F

 

Comprar Jornal Dossiers & Factos Por M-Pesa | CLICA AQUI

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo