Fundação HEINEKEN para África e WaterAid apoiam comunidades a prevenir-se da Covid-19

 

A Fundação HEINEKEN para África doou 250.000 euros a WaterAid no âmbito da sua Resposta à pandemia da Covid-19, para ajudar as comunidades vulneráveis a protegerem-se contra a propagação da doença. O valor será aplicado na aquisição e montagem de Sistemas de Lavagem de Mãos (SLM) em locais de grandes concentrações de pessoas, com foco em mercados, feiras e unidades sanitárias nas províncias de Maputo e Nampula.

É no âmbito deste apoio que a WaterAid vai instalar, em Maputo, 160 SLM com pedestal em 63 mercados e cinco feiras; 100 SLM para 37 mercados na Cidade de Nampula e 130 SLM (baldes com torneiras) para 20 centros de saúde em Memba e Mossuril, incluindo numa primeira fase a disponibilização de detergentes para facilitar a lavagens das mãos.

A lavagem das mãos com água e sabão é a primeira linha de defesa contra a propagação de doenças infecciosas, tais como a Covid-19, mas quase metade da população de Moçambique não tem acesso à água limpa, aumentando o risco de infecção. 

O fundo será igualmente utilizado para a promoção de mensagens de higiene através de carros em Maputo e Nampula e para a difusão, em línguas locais, de spots radiofónicos nas rádios comunitárias de Memba e Mossuril, na Província de Nampula. As rádios comunitárias constituem a maioria das estações de rádio do país e desempenham um papel central na divulgação de bons hábitos de higiene, especialmente nas zonas rurais, onde os desafios no que tange ao acesso à água, saneamento e higiene são enormes. 

O fundo doado à WaterAid Moçambique faz parte de um montante global de cinco milhões de euros que a Fundação HEINEKEN para África comprometeu-se a desembolsar para ajudar em sistemas de lavagem das mãos e fornecimento de informações sobre higiene nos centros de saúde, mercados e ambientes comunitários em oito países da África Subsaariana. Como primeiro passo, a Fundação está a apoiar a WaterAid e a World Vision com 2,5 milhões de euros.

Além da WaterAid Moçambique onde o trabalho durará seis meses a Fundação apoiará os trabalhos da WaterAid na África do Sul, Ruanda e Nigéria. 

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content