Furo multifuncional beneficia 100 famílias em Gaza

 

Cerca de 100 famílias na província de Gaza, concretamente no distrito de Chibuto, localidade de Govanane, estão a beneficiar de um furo multifuncional, onde está montada uma estufa, que se destaca pelo plantio da alface, couve, tomate, cebolinha, alho e feijão.

A infra-estrutura tem uma extensão total da área de produção de 1.700 metros quadrados e a actividade está inserida no âmbito da implantação do Projecto de Recuperação a Seca e Resiliência Agrícola, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Conta com um orçamento de 15 milhões de dólares e tem um período de implementação de 5 anos (2018-2022).

O furo foi inaugurado por Ana Comoane, ministra da Administração Estatal e Função Pública, e a comunidade deu a conhecer que já se faz sentir o melhoramento da dieta alimentar com a produção local e sem limitação para o plantio de hortícolas.

Comoane desafiou a comunidade a usar a mão-de-obra local como forma de redistribuir a renda e garantir a apropriação do empreendimento.

A governante exortou, também, a comunidade a sustentabilidade e viabilidade do sistema, através da gestão operacional e de manutenção por parte dos Comités Locais de Riscos de Calamidade (CLGRC)

 

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content