Parruque trabalha para transformar provincia de Maputo no maior talho do país

O Distrito de Magude constitui-se no principal polo de fomento pecuário na Província. Para capitalizar os ganhos dessa vocação, o governador da provincia de Maputo, Júlio Parruque, está a trabalhar para transformar a província no maior talho do país. E o passo foi consolidado no passado sábado, 05/12/020, com a visita que realizou à Cooperativa CARIFUYA, no Posto Administrativo de Panjane, Distrito de Magude.

A Cooperativa foi criada em Maio de 2017, e é composta por 11 membros. Dedica-se à produção de gado de corte e pequenos ruminantes. Ao todo, a Cooperativa possui 2.018 cabeças de gado e cerca de 100 pequenos ruminantes. Em todo o Distrito de Magude, existem 14 associações de criadores de gado bovino.

Entre as inquietações apresentadas ao governador, na ocasião, destaca-se o roubo de gado e de painéis solares, por desconhecidos. Porém, a Cooperativa pretende expandir o seu core business para outras áreas.

Numa intervenção feita na circunstância, Júlio Parruque disse que a província de Maputo foi definida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, como “o grande talho do país”. Por isso, indicou, o Conselho Executivo Provincial vai assegurar que os cooperativistas desenvolvam as suas actividades, num ambiente de tranquilidade, sobretudo na vigilância contra roubo de gado.

O Executivo chefiado por Júlio Parruque irá assegurar igualmente que a Cooperativa tenha acesso aos fundos do Programa SUSTENTA, na componente de fomento pecuário.

Recomendou, entre outros, que os cooperativistas se mantenham firmes na sua vocação de produzir carne e contribuam para a criação de mais postos de emprego.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content