Governo Sul africano pede desculpas pela violência xenófoba

O Presidente da República Filipe Nyusi disse que o Governo sul africano, através do seu Presidente pediu desculpas pelos actos de violência que vem se verificando na África do Sul contra os moçambicanos. Nyusi fez saber que Cyril Rhamaposa Presidente da Africa do Sul condena aqueles actos e prometeu dar todo o apoio necessário aos moçambicanos que ainda queriam residir naquela país. 

Filipe Nyusi aproveitou para reunir com Cyril Rhamaposa após o funeral de Robert Mugabe, que realizou se há alguns dias em Harare – Zimbabwe. 

Explicou que o Governo moçambicano já vinha interagindo com o Governo Sul africano para tomar medidas severas para acabar com a situação porque “só é a fronteira que nos separa mas somos mesmo povo e falamos a mesma língua, não há necessidade de nos matarmos entre nós”. 

“O Presidente da Africa do Sul pediu desculpas pelos actos de violência vem sendo desencadeados naquela região e prometeu tomar medidas mais severas, e também compromete se a apoiar os moçambicanos que por vontade queiram ainda continuar naquele país”, disse. 

Nyusi deu essa informação em Tsangano onde aproveitou para felicitar aquele povo que consegue conviver sem violência com o povo malawiano. 

“Falo aqui neste distrito porque vocês fazem fronteira com Malawi e nunca houve violência aqui, essa é característica do povo moçambicano, conviver com nossos irmãos em paz, porque falamos a mesma língua e somos mesmo povo, só a fronteira que nos separa”, destacou. 

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content