Huawei e MCTESTP oferecem cursos de TICs gratuitos para Funcionários Públicos

 

150 Funcionários públicos e engenheiros dos Ministérios de Moçambique estão a receber  um treinamento online de TICs de 5 dias. Este é mais um passo sólido dado por Moçambique no sentido de fortalecer a sua capacidade de transição para o meio digital.

Este programa de aprimoramento digital é organizado e fornecido pela Huawei Moçambique e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional. O primeiro grupo de funcionários públicos fez os seguintes cursos: big Data Cutting-Edge Technology and Trends Training; Information Security Basics and Security Awareness Training; AI Cutting-Edge Technology and Trends Training; 5G Basic Principle Training; Cloud Computing Basis and Technology Training.

A cerimónia de abertura contou com apresença do Ministro do Mctestp, Gabriel Salimo, que não poupou elogios à iniciativa.

“Sinto satisfação e apreço pelo lançamento deste programa de formação. Felicito a INAGE e Huawei que investem na melhoria da capacidade de implementação e utilização das TIC’s, que, apesar do desafio da língua, dedicam esforços para que existam oportunidades de capacitação.

Esperamos que após esta formação os formandos tenham a capacidade de melhorar na prestação de serviços públicos, principalmente nesta pandemia, assim como contribuir para a criação de nova forma de trabalho, criação de tele-emprego (teletrabalho) e criação de soluções a escala nacional. Queremos agradecer a Huawei, que tem sido um parceiro e tem apoiado com doações de sistema de vídeo conferência, aparelhos de medição de temperatura e outro material importante na prevenção da COVID. Esperamos que a atenção e conhecimento tenham resultados positivos.” Disse Salimo.

Por sua vez, Terrens Wu, CEO da Huawei Moçambique, disse que  “a ICT é actualmente capaz de fornecer soluções tecnológicas avançadas para atender às várias necessidades das sociedades. Demonstrou-se que o investimento em TICs tem impactos directos tanto no crescimento económico quanto na criação de empregos. De acordo com o Relatório de Conectividade Global da Huawei, um aumento de 20% no investimento em TICs pode gerar um crescimento de 1% no PIB. A indústria de TICs cresceu ao longo dos anos a uma taxa mais alta do que a média da economia mundial”.

Por outro lado, o gestor garantiu que a missão da Huawei, que trabalha em Moçambique há 20 anos, “é levar o mundo digital para cada pessoa, cada casa e cada organização, para construir um mundo totalmente conectado e inteligente.”

 

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content