II fase de vacinação contra cólera vai abranger cerca de 250 mil pessoas

Arrancou, esta segunda-feira, em Cabo Delgado, a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a cólera, que vai abranger cerca de 250 mil pessoas, na Cidade de Pemba, distritos de Mecufi e Metuge, na sequencia do ciclone que Keneth, em Abril último.

Texto: Dossiers & Factos

Na sequência dos ciclones Idai e Keneth que atingiram as regiões centro e norte, em Março e Abril, o país registou surtos da cólera que atingiram cerca de 7.000 pessoas, fazendo oito morreram na província de Sofala, uma das mais atingidas pelas intempéries.

A primeira fase de vacinação decorreu em abril e a segunda, que hoje arranca, prevê atingir a 250 mil pessoas na província de Cabo Delgado, cidade de Pemba nos distritos de Mecufi e Metuge.

As autoridades referem que a vacina cria imunidade por um período de cinco anos, o que deverá travar a transmissão nas regiões onde a deterioração das infra-estruturas e as águas estagnadas, resultado dos ciclones, representava um risco.

Autoridades da saúde apelam a todos os que não tomaram a primeira dose da vacina a fazerem-se aos postos fixos de vacinação nos hospitais, em brigadas móveis nas igrejas, escolas, mercados e locais de aglomerado populacional para tomar esta vacina importante no combate à cólera em Cabo Delgado.

De referir que as cerimônias centrais de lançamento desta segunda fase tiveram lugar em Metuge. A campanha terá a duração de cinco dias, terminando a 21 de Junho próximo.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content