INAM alerta para a ocorrência de uma vaga de calor

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de uma vaga de calor, caracterizada por tempo muito quente com temperaturas máximas que variam de 34 a 39 graus celsius para sexta-feira e sábado, dias 28 e 29 de Agosto, nas províncias de Maputo e Gaza, sul do país.

Segundo a instituição, a vaga de calor far-se-á sentir nos distritos de Matutuíne, Boane, Namaacha, Marracuene, Moamba, Magude, Manhiça e cidades de Maputo e Matola, na província de Maputo.

Em Gaza, o “tempo muito quente” vai assolar principalmente os distritos de Chicualacuala, Massangena, Chigubo, Mabalane, Chibuto, Mandlakazi, Bilene, Chonguene, Limpopo, Mapai, Massingir, Guijá e cidades de Chókwé e Xai-Xai.

Espera-se mudança do estado do tempo para Domingo, dia 30 de Agosto, caracterizado por descida acentuada de temperatura, ventos com rajadas fortes, aguaceiros moderados e trovoadas fracas a moderadas.

Como medidas, o INAM recomenda a ingestão de líquidos (água ou sumos de fruta), especialmente crianças e idosos; evitar a exposição direta ao sol, procurar sombras e locais frescos e arejados; evitar atividades que exijam esforço físico e usar roupa larga, leve e fresca, indica o documento a que nos referimos.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content