INAM alerta para ocorrência de “fortes chuvas” no sul

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê fortes chuvas no sul de Moçambique, desde o final da tarde de quarta-feira a quinta-feira, véspera de natal. As autoridades também alertaram para a ocorrência de ventos fortes.

Áreas de risco

Grande Maputo: Distritos de Matutuine, Boane, Moamba, Marracuene, Manhiça, Magude e Namaacha e as cidades de Maputo e Matola.

Província de Gaza: Bilene, Limpopo, Chongoene, Chókwè, Guija, Chibuto, Massingir, Mabalane, Mapai, Chicualacuala, Massangena, Chigubo, Mandlakazi e a cidade de Xai-xai.

Província de Inhambane: Distritos de Zavala, Inharrime e Panda.

  Maputo e Matola sob risco de inundações

Em face desta previsão, o Departamento de Gestão de Recursos Hídricos da Direcção Nacional de Recursos Hídricos também emitiu um aviso, dando conta de que, para as próximas 48 horas, as cidades de Maputo e Matola poderão registar “inundações urbanas de magnitude moderada, devido a acumulação de águas pluviais”.

A DNGRH apela a observância das seguintes medidas de prevenção.

1 – Evitar a travessia do leito dos rios Maputo e Umbeluzi

2 – Aos automobilistas de veículos de suspensão baixa para a tomada de medidas de precaução ao se fazerem às ruas nos bairros periurbanos

3 – As autoridades municipais, pais e encarregados de educação para maior vigilância das crianças, evitando fazerem-se às valas de drenagem, poços e depressões, sob pena de serem arrastadas pela corrente das águas.

 

 

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content