INAM alerta sobre a ocorrência de chuvas com risco de inundações em zonas periurbanas

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de chuvas moderadas a fortes (30 a 50 milímetros em 24 horas) e localmente fortes (mais de 50 milímetros por hora), que podem ser acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas devido a passagem de um sistema frontal frio, a partir das primeiras horas de amanhã, 10 de Janeiro, nas regiões Sul e Centro do país.

Texto: Lídia Cossa

Serão afectadas as províncias de Maputo, concretamente os distritos de Matutuine, Boane, Namaacha, Marracuene, Moamba, Magude, Manhiça e cidades de Maputo e Matola, e a província de Gaza, principalmente os distritos de Mabalane, Chibuto, Mandlakazi, Bilene, Massingir, Guija e cidades de Chokwe e Xai – Xai.

Espera-se que o mesmo sistema afecte progressivamente as províncias da região centro, com maior incidência para Sofala, Manica e Tete com Chuvas fortes (mais de 50 milímetros em 24 horas) acompanhadas de trovoadas severas e ventos com rajadas fortes no dia 11 de Janeiro.

Face as previsões meteorológicas que indicam a probabilidade de chuvas moderadas a fortes na região sul do país, a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH) avisa que para as próximas 48 horas poderão ocorrer inundações de magnitude moderada nas cidades de Maputo (Maxaquene A e C, Luís Cabral, Chamanculo B e C, Munhuana, Xipamanine, Aeroporto A e B, Mafalala, Urbanização, Laulane, Costa de Sol, Hulene, Mutanhane, Magoanine.

Na cidade da Matola poderão ser afectados os bairros da Machava A, Machava Socimol, Nkobe, Tsalala, Ndlavela, São Dâmaso, Unidade D, Vale de Infulene, Singatela, Trevo, Patrice Lumumba, Matola A, D, J, H, F, Fomento e Liberdade.

Igualmente prevê-se incremento dos níveis de água na bacia hidrográfica de Maputo podendo superar o alerta e causar inundações moderadas nas áreas agrícolas e nas povoações de Salamanga A, Massindla, Dunha, Nandloovo, Bairro 4 e Bairro 6.

A DNGRH apela a sociedade em geral para a observância de medidas de precaução, evitar a travessia do leito do rio Maputo, afastar – se das zonas de risco e retirada de bens das zonas ribeirinhas. Igualmente recomenta aos automobilistas de veículos de suspensão baixa para a tomada de medidas de precaução ao fazerem – se nas ruas dos bairros periurbanos das cidades de Maputo e Matola.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content