Incumprimento das medidas de prevenção da Covid-19 pode ser fatal

 

Apesar das constantes recomendações das autoridades da saúde, as pessoas abrandaram e voltaram as suas vidas normais, como se o Chefe do Estado tivesse anunciado o fim do estado de emergência. Não se verifica mais o cumprimento das medidas de prevenção, nem das medidas impostas pelo Decreto do estado de emergência, dentre elas, o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social, e, consequentemente, o número de casos de infecção pelo novo coronavírus vai subindo dia após dia e, actualmente, o país encontra-se entre os 30 países com rápida contaminação.

 Texto: Hélio de Carlos

Estamos na terceira fase do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, e a medida em que o número de casos vai subindo, os moçambicanos também tem relaxado. As pessoas ficam em aglomerados, ruas e estradas cada vez mais movimentadas, e o não uso da máscara ao se fazer a rua são medidas que estão a ser ignoradas.

A nossa equipa de reportagem fez-se a rua e ouviu alguns utentes da via pública. Segundo os mesmos, pelo facto de haver um relaxamento no cumprimento das medidas de prevenção, a situação actual do país pode vir a agravar-se.

“Era esperado que, depois do registo do primeiro óbito pelo coronavírus, o nível de preocupação aumentasse, e algumas acções mudassem, mas não é o que está a verificar-se”, lamentou um interpelado.

Janeque Júnior, fonte que, através de uma das redes sociais do nosso jornal, mandou uma mensagem explicando que o Distrito de Nacala-Porto é uma das regiões em que mais se tem ignorado as medidas impostas pelo Presidente da República.

Também, em alguns mercados e terminais de chapa, percebe-se uma lotação no fim do dia, de pessoas que regressam dos seus locais de trabalho, mas algumas dessas desprevenidas.

A fonte lamentou a situação que se tem vivido naquela região do país, e conta que naquele distrito nota-se grandes aglomerações em mercados informais, até fora da hora estabelecida pelo decreto presidencial.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content