Comprar Jornal Dossiers & Factos Por M-Pesa | CLICA AQUI

Destaque

INE – “Moçambique Registou Inflação de 6,74% em 2021

 

Moçambique terminou o ano de 2021 com uma inflação acumulada de 6,74%, segundo o boletim de Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Instituto Nacional de Estatística (INE), consultado na terça-feira última pela Lusa.

O ritmo de subida de preços ao longo dos 12 meses do último ano foi superior ao de 2020, ano em que a inflação se tinha fixado em 3,52%.
As categorias de alimentação e bebidas não alcoólicas e de restaurantes, hotéis, cafés e similares foram as que mais contribuíram para a subida de preços no último ano, de acordo com o último boletim do INE.
Relativamente às projecções do governo, a inflação anunciada pelo INE ficou acima dos 5% que estavam previstos para 2021, sendo que o Orçamento de Estado para 2022 prevê um valor de 5,3%.
Segundo os mais recentes relatórios do Banco de Moçambique, os principais riscos que podem influenciar uma subida de preços em Moçambique estão relacionados com os impactos do covid-19, aumento dos preços dos bens alimentares e combustíveis líquidos, a par de constrangimentos na cadeia de fornecimento de bens no mercado internacional.
Os valores do IPC são calculados pelo INE a partir das variações de preço de um cabaz de bens e serviços, com dados recolhidos nas cidades de Maputo, Beira e Nampula. (Diário Economico)

Comprar Jornal Dossiers & Factos Por M-Pesa | CLICA AQUI

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo