INGC capacita jornalistas em Sofala

 

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) organizou uma capacitação em matéria de gestão e redução do risco de desastres aos Jornalistas na província de Sofala. A capacitação tinha como objectivo conferir aos participantes conhecimentos e habilidades sobre a gestão e redução do risco de desastres, o que vai permitir divulgar, com maior propriedade, responsabilidade e sustentabilidade informações sobre as fases de prontidão, assim como assistência aos deslocados internos em Cabo Delgado.

No seu discurso, a Directora-Geral do INGC, Luísa Meque, disse que as perdas causadas por desastres naturais e o nível de exposição das pessoas aos riscos estão a aumentar exponencialmente no país, devido à localização inadequada das habitações e ao uso insustentável da terra.

Luísa Meque sublinhou a pertinência da capacitação aos jornalistas. ‘‘Por estarmos na época chuvosa, afigura-se importante realizar a capacitação dos órgãos de comunicação social, parceiros importantes para a advocacia e disseminação de informações pertinentes para a prevenção, mitigação e resposta aos eventos extremos’’.

Meque entende ainda que os jornalistas podem contribuir para mudança de comportamento, assim como aumentar a consciência e a educação pública para a redução do risco de desastres. ‘‘Podem capacitar pessoas em todos os lugares para maior envolvimento na redução do sofrimento futuro’’, destacou.

‘‘Com esta capacitação, esperamos conferir aos participantes conhecimentos e habilidades sobre a gestão e redução do risco de desastres, o que vai permitir divulgar com maior propriedade, responsabilidade e sustentabilidade informações sobre as fases de prontidão, resposta e recuperação pós desastres, numa altura em que nos deparamos com novos tipos de desafios, nomeadamente a pandemia da Covid-19 e a assistência aos deslocados internos como resultado da situação de instabilidade na província de Cabo Delgado’’, sublinhou a dirigente.

Refira-se que a acção abrangeu jornalistas baseados na zona centro do país.

 

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content