Jean Boustani confirma que “Nuy” é Nyusi e que recebeu um milhão para campanha

Já não há dúvidas. “New Man”, “Nuy” ou “Nys” é mesmo o Presidente da República, Filipe Nyusi, tal como já se insinuava na praça.

Texto: Reginaldo Tchambule

A confirmação veio de Jean Boustani, que garante que Filipe Nyusi recebeu suborno de um milhão de dólares da Privinvest, supostamente para apoiar a sua campanha nas eleições de 2014.

“NUY é o actual presidente de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi. Pagamos-lhe um milhão de dólares como contribuição para a sua campanha eleitoral [em 2014]”, revelou Jean Boustani ao juiz William F. Kuntz II, que o obrigou a descrever as pessoas numa lista divulgada pelo CIP .

Recorde-se que neste período Nyusi teve uma pré-campanha pomposa em que escalou Moçambique lês a lês e viajou quase todo o Mundo em busca de apoio.

Apesar de ter sido identificado no relatório da Kroll como indivíduo Q, nunca antes o nome de Filipe Nyusi havia sido associado aos subornos no âmbito das dívidas ocultas.

Boustani desvendou ainda a alcunha “Inro”.  Igualmente, como já se suspeitava, trata-se de Armando Inroga também recebeu um milhão de dólares das dívidas ocultas

 

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content