Lançada obra sobre o primeiro embrião do ensino técnico profissional

Foi lançado, recentemente, em Maputo, o livro “O Ensino Técnico Profissional Comercial e Industrial em Lourenço Marques durante o Estado Novo – A Escola Comercial Dr. Azevedo e Silva”, da autoria de Luísa Antunes, integrado nas comemorações do XIX aniversário desta Escola. Trata-se do quinto título da colecção “Pensar a Educação”, numa edição da Escola Portuguesa de Moçambique.

Este livro, que se inscreve no âmbito da História da Educação em Portugal, teve por base a dissertação de mestrado em Formação Pessoal e Social, submetida à aprovação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no ano de 2011.

O trabalho aborda a cultura organizacional da Escola Comercial de Lourenço Marques Dr. Azevedo e Silva, no período do Estado Novo, estabelecendo um paralelo entre o ensino técnico profissional na metrópole e a ensino técnico profissional e comercial em Lourenço Marques e analisando o papel do ensino e em particular do ensino técnico na construção do sujeito colonial, e na materialização de uma política colonial.

O trabalho serviu-se do arquivo e da memória como fontes privilegiadas para a pesquisa científica do passado da instituição em estudo e, num contexto de crescente importância do ensino técnico profissional, traz a lume algumas questões, que não sendo de hoje, mantêm toda a actualidade”.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content