Matsangaíssa Jr e o jogo psicológico de Nyusi

 

Está cada vez mais isolado Mariano Nhongo nos ataques que protagoniza na zona centro do país. Depois de João Machava e Paulo Nguirande abandonarem a Junta Militar da Renamo, foi agora a vez de André Matsangaíssa Jr juntar-se ao processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração das forças residuais da Renamo. Como que a capitalizar o simbolismo deste recuo, Nyusi recebeu o mais novo dissidente da JMR na presidência da República, ontem, 01 de Março de 2021.

“Deve haver paz na zona centro do país”. Foi assim que André Mantangaíssa Jr explicou a sua saída da Junta Militar da Renamo e consequente adesão ao DDR. Das figuras mais próximas de Mariano Nhongo, Mantsangaíssa Jr disse ter tomado essa decisão após ouvir “ouvir os convites do embaixador [Mirko Manzoni] e do Presidente da República, como pai, a pedir diálogo, de modo a que não haja mais problemas na região centro”.

Filipe Nyusi interpretou a renúncia de Mantsagaíssa como sinal de que as vitórias não se alcançam só no “plano operativo e combativo”. De resto, ao recebê-lo na Presidência, Nyusi que fazer uma espécie de mind game, que consiste em transmitir a ideia de que a JMR está enfraquecida e as Forças de Defesa e Segurança tem a situação sob controle.

Convém não perder de vista que, para além de ter sido figura de confiança de Mariano Nhongo, André Matsangaíssa Jr é sobrinho do fundador e primeiro presidente da Resistência Nacional de Moçambique – RENAMO, André Matsangaíssa. Também por aí, é uma renúncia carregada de simbolismo e Nyusi quis – e bem – capitalizar isso.

Não se conhece o nível de influência que o sobrinho do fundador da Renamo tem sobre os militares da JMR, mas, a avaliar pela sua posição – é apontado como tendo sido líder da frente Chibabava-Muxúnguè – e a sua ligação ao “pai da Renamo”, é de se esperar que mais “companheiros de trincheira” lhe sigam o exemplo.

Por outro lado, a estratégia do Chefe de Estado tem o condão de mostrar a Mariano Nhongo que as Forças de Defesa e Segurança estão agora, e mais do que nunca, mais próximas de alcançá-lo, depois de este ter perdido a lealdade de figuras importantes. A ver vamos como Nhongo irá interpretar e reagir a este “golpe”.

Mais  Destaques

error: Conteudo protegido!!
Scroll to top
Skip to content