Moçambique é um exemplo avançado de um Estado intolerante e criminalizado

 

Reagindo na sequência do fogo posto a redacção do Canal de Moçambique, este domingo, em Maputo, o partido Nova Democracia (ND) diz que Moçambique é um exemplo avançado de um Estado intolerante e criminalizado onde a dignidade da liberdade é grosseiramente agredida.

De acordo com esta força política, não há memória no país de um ataque à liberdade de imprensa tão ignóbil quanto repugnante e que denuncia uma síndrome de desespero de causa.

Para o ND estes ataques ofensivos e de intensa toxicidade à liberdade e à democracia são uma manifestação de intimidação e bloqueio à esfera pública do pensar diferente, expressão de alto valor para a democracia.

O partido avança que estas práticas representam a corrosão da liberdade e integridade física dos que opinam diferente pelos que habitam nas salas de espera do regime.

No enteder do partido ND, quando há 45 anos no Estádio da Machava celebrava-se a independência numa escuridão que permitia ver estrelas, a mensagem vigorosa era liberdade. A intolerância, o ódio e a exclusão são manifestações de incitação à discriminação que entram em conflito muito directo com a liberdade de expressão e demais direitos fundamentais consagrados na Constituição da República e nos compromissos internacionais de que Moçambique é signatário.

Assim sendo, a agremiação política expressa o reconhecimento e oferece o seu apoio e solidariedade ao Canal de Moçambique neste momento difícil. Pelo que, a posição de indignação estende-se aos jornalistas e activistas percurssores da liberdade que em todo o país têm sofrido sevícias e agressões no exercício do seu dever e direito de informar e consciencializar.

De salientar que o ND lembra que somente com a legítima liberdade de expressão, pluralidade de informação e uma cidadania vibrante contra as tentativas de cercear o estado democrático de direito é que se irá transformar radicalmente o regime de força em regime de direito.

 

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content