Morreu a primeira actiz negra a receber prémio internacional de cinema no Brasil

 

A actriz brasileira, Ruth de Souza, morreu aos 98 anos. Ruth foi a primeira actriz negra a representar no teatro municipal e a primeira indicada para um prémio internacional de cinema. A causa da morte ainda não foi revelada, mas a actriz esteve internada com pneumonia.

O seu gosto pelo teatro levou-a a procurar e a juntar-se ao Teatro Experimental do Negro, grupo fundado por Abdias Nascimento e Agnaldo Camargo. E foi com aquela companhia que, em 8 de Maio de 1945, actuou pela primeira vez no Teatro Municipal, que até então só tinha recebido actrizes brancas, ajudando dessa forma, a abrir as portas a outras actrizes negras no Brasil.

Em televisão, participou em mais de 20 novelas, entre as quais ‘Sinhá Moça’.

Os familiares de Ruth Souza disseram hoje que vão tentar que o velório da atriz se realize no Teatro Municipal.

“Ela merece essa homenagem da família, e os fãs também merecem, né? Dar esse adeus para ela, porque a gente sabe que tem muita gente que gosta dela. Minha tia foi uma pessoa muito importante para a família toda. Uma pessoa de muita garra, uma pessoa que sempre deu conselhos, presente demais na família. Era tipo a matriarca da família”, declarou Midori de Souza, sobrinha-neta de Ruth Souza. O País

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content