Mozambique LNG vai produzir 15,2 milhões de toneladas de gás por ano

 

O projecto de Gás Natural Liquefeito (GNL), do consórcio da área quatro, liderado pelas multinacionais ExxonMobil e Eni, prevê produzir cerca de 15,2 milhões de toneladas de gás por ano, a partir de 2023. A informação foi avançada esta terça-feira pelo Governo moçambicano e seus parceiros, durante a assinatura da decisão inicial de investimento na área 4 da Bacia do Rovuma.

Texto: Arão Nualane

O Chefe do Estado, Filipe Nyusi, interrompeu, esta Terça-feira, o seu périplo de caça ao voto pelo país, para presidir a cerimónia considerada decisiva para o arranque da exploração de gás na bacia de Rovuma, depois de um longo período de negociações, entre avanços e recuos.

Na ocasião, Nyusi, que lembrou que Moçambique testemunhou há três meses o anúncio da decisão final de investimento da Anadarko, recentemente comprada pela Total, cujo volume de produção está estimado em cerca de 23 mil milhões de dólares por ano.

Para o PR, o papel dos quadros nacionais envolvidas na materialização do projecto é motivo de orgulho de todos moçambicanos.

Nyusi disse igualmente que este é um marco importante para a decisão final de investimento, que deverá ser anunciado em 2020, sendo que o começo da produção será em 2025. De acordo com Nysusi, o investimento antecipado para a área 4 da Bacia de Rovuma está estimado em 520 milhões de dólares norte-americanos.

“Durante a fase de construção o projecto vai empregar 5000 moçambicanos. O crescimento do nosso PIB resultante do fluxo de investimento irá acelerar a nossa capacidade de resposta aos problemas que afectam o nosso povo”, disse Nyusi.

Refira-se que tendo em conta tratar-se de um período de campanha eleitoral, alguns sectores críticos consideram que as multinacionais estão a dar um empurãozinho à Frelimo e o seu candidato na campanha eleitoral. Refira-se que para além deste evento, Filipe Nyusi encontrou-se com representantes da Total e Ocidental a 27 de Setembro último em Manica.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content