Nyusi promete insentivos aos privados para garantir primeiro emprego para juvens

 

No seu primeiro dia de trabalho na Província da Zambézia, este Domingo, o candidato da Frelimo Filipe Nyusi, esteve no campo da Sagrada Familia no bairro Primeiro de Maio, na Cidade de Quelimane onde perante a multidão afirmou que caso vença as eleições de 15 de Outubro próximo vai garantir emprego a juventude.

Texto: Lídia Cossa, Zambézia 

Reconhecendo que algumas empresas, para admissão para seu quadro de pessoal, exigem anos de experiência a jovens que muitas vezes estão a procura do primeiro emprego, o candidato da Frelimo disse que o Governo já está a implementar um projecto denominado primeiro emprego, que irá incentivar as empresas a empregar os jovens.

“Não é possível um jovem sair da escola já com experiência, por isso já estamos a trabalhar com as empresas para implementar o projecto de primeiro emprego, o nosso objetivo é garantir emprego a juventude”, disse Nyusi, garantindo que as empresas que implementarem a política do primeiro emprego terão incetivos fiscais. 

Nyusi Prometeu três milhões de novos postos de empregos nos próximos cinco anos, bem como incentivos à produção nas áreas da agricultura, pecuária, comércio que poderá beneficiar pouco mais de três milhões de pessoas.

Na ocasião disse que no ciclo governativo passado o objectivo era o alcance da paz efectiva, o que foi materializado, posr isso nos próximos cinco anos, caso seja eleito, vai privilegiar “emprego e emprego e mais emprego”. 

Quanto as infraestruturas Nyusi explicou que tem conhecimento de todos distritos que ainda não tem hospitais, escolas e estradas, porém é só uma questão de lhe confiarem mais cinco anos para continuar a responder a essas dificuldades, tal como fez no mandato passado no qual conseguiu retirar várias crianças do chão através da distribuição de cerca de 350 mil carteiras na Província da Zambézia. 

“Vamos trazer ensino técnico profissional aqui em Quelimane porque os jovens precisam estudar trabalho prático para poderem ter emprego digno e conseguir desenvolver nosso país”, afiançou. 

“Outros vão aparecer a dizer que vão trazer carteiras, nós não precisamos falar, vocês sabem o que a Frelimo e o seu candidato fizeram, eram varias crianças que estudavam no chão mas nós tiramos, agora estamos a prometer ensino técnico profissional para os jovens vamos trazer, as nossas promessas são sempre cumpridas”, acrescentou.

Porque há alguns partidos que prometem aumento salarial Nyusi chamou atenção a população para não se deixar enganar, explicando que ” não é possível aumentar o salário porque quem aprova o aumento salarial é a bancada da Frelimo e nós não vamos prometer aumentar salário, nós queremos aumentar a produção e produtividade, queremos melhorar as condições de trabalho do nosso professor e do nosso médico e o salário vai subir sozinho, não podemos vos enganar dizendo que vamos aumentar salario, não fica bem mentir para o povo”. 

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content