No âmbito do Projecto “SUSTENTA”: Produtores de Sofala recebem meios de produção

 

O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, dirigiu na manhã de, Sábado (03/10), na cidade da Beira, província de Sofala, à entrega de meios de trabalho e de produção ao primeiro grupo de extensionistas e produtores desta província, no âmbito da materialização do Projecto “SUSTENTA”.

Trata-se de um vasto conjunto de bens avaliados em 587 milhões de meticais, nomeadamente 48 charruas, 47 tractores, 43 atrelados de reboque, 29 grades, 28 equipamentos de pulverização, 17 enxadas, 15 semeadoras, 13 motobombas, cinco moageiras, quatro carrinhas de quatro toneladas, duas motorizadas, dois sistemas de rega, uma debulhadora, uma carrinha de cinco toneladas, uma de duas toneladas e um armazém de 20 por 50 metros.

Conforme revelou o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, esta é apenas uma parte simbólica dos meios de trabalho alocados à província, sendo que, no global, Sofala vai receber instrumentos de trabalho avaliados em mais de mil milhões de meticais ao longo deste quinquénio.

Durante a cerimónia de entrega destes meios, Celso Correia disse que este evento marca o início da concretização do SUSTENTA a nível da província de Sofala, evento que, conforme revelou, ocorre há três semanas do lançamento da campanha agrícola 20-21 a nível nacional e, por conta deste calendário, pode-se sinalizar que as expectativas para a próxima campanha, não só para a província de Sofala, mas para todo o país, são grandes.

Na mesma sequência, apelou aos extensionistas para que façam o uso seguro para que estes meios não deem um resultado inverso ao que a sociedade espera. “Por isso, é muito importante conduzirmos e usarmos com todas as cautelas e dentro das regras”.

Aos produtores, o ministro Celso Correia fez saber que o Governo ainda não está em condições de alcançar a todos, todavia, assegurou que nos próximos cinco anos, de forma gradual, serão atingidas as metas deste ambicioso programa para o qual aquele pequeno grupo é pioneiro em termos de assistência.

Por sua vez, o governador da província de Sofala, Lourenço Bulha disse que com a assinatura de contratos de financiamento e de entrega de meios aos agricultores e extensionistas estão reunidas as condições para o aumento da produção nas suas diferentes dimensões.

Lourenço Bulha mostrou-se satisfeito com a adesão dos beneficiários desta segunda intervenção do “SUSTENTA” e dos que ainda virão depois da formação dos agentes de extensão agrária, que consiste na entrega de financiamento, alocação de insumos e meios de trabalho de modo a viabilizar a prossecução das metas preconizadas no âmbito da implementação deste projecto.

Mais adiante, apelou beneficiários dos fundos e apoios do programa, bem como às equipas de gestão do programa para pautarem pelos mais nobres valores que norteiam a ética na gestão desses apoios para permitir que se possa beneficiar a outros concidadãos.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content