
Terminou, na última quarta-feira, (17/3) no Hospital Central de Maputo, (HCM) a inoculação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, administrada aos profissionais da saúde, depois da extensão do prazo inicialmente previsto para o dia (12/03).
Foram até a data, imunizados 3,457 profissionais, de um universo de 4000 planificados, o que corresponde a uma taxa de cobertura de 86,4%. Destes, 1,280 são do sexo masculino e 2,177 feminino.
No entanto, segundo um comunicado do HCM, e apesar de finda esta primeira etapa, faltam ainda por vacinar 543 funcionários e colaboradores, que neste momento encontram-se impossibilitados, por força das restrições impostas pelo próprio processo.
Porém, e ainda esta semana, iniciou também o processo de vacinação dos aposentados daquela unidade sanitária, esperando-se que venha a terminar esta sexta-feira, (19/03).
Produzida pela farmacêutica chinesa Sinopharm, a “SARS-COVID-2 Vacine Vero Cell” inactivada, apresenta uma eficácia de 79.3% contra doença sintomática e 100% contra doença moderada a grave, sendo que, de acordo com o Ministério da Saúde ( MISAU), estão previstas algumas reacções adversas, que se encontram divididas em três grupos, nomeadamente, muito frequentes (dor no local da injecção), frequentes (febre transitória; fadiga; cefaleia; diarreia; rubor; Inchaço; prurido e endurecimento no local da injecção) e menos frequentes (lesão cutânea no local da injecção; náuseas e vômitos, prurido em local distante do local da injecção; dor muscular; dor nas articulações e vertigens).
No entanto, de acordo com o comunicado do HCM, durante o processo de vacinação no HCM, foram reportados apenas 7 casos, que se caracterizaram em dor no local da injecção e pequenos inchaços, reacções consideradas normais em qualquer processo de vacinação.
Ainda segundo o comunicado, alguns profissionais de saúde vacinados, foram unânimes em afirmar que o processo decorreu de forma ordeira e que não apresentaram qualquer reacção adversa descrita na ficha técnica.
Recorde-se que a segunda dose, será administrada entre os dias 29 de Março a 02 de Abril do presente ano.