Nyusi inaugura Barragem de Macarretane em Chókwè

 

O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, procedeu a inauguração da Barragem de Macarretane, no distrito de Chókwè, província de Gaza, que foi reabilitada durante 14 meses e custou cerca de 8 milhões de dólares norte-americanos.

Na ocasião, o PR enalteceu o apoio do Banco Mundial, que “abraçou este projecto com muita força de vontade”.

Nyusi disse que quando iniciaram com o projecto eram movidos pela vontade de aumentar a produção e produtividade, sabendo que Chókwè é um distrito com muito potencial para a produção agrícola. Com a infra-estrutura ora reabilitada “podemos esperar bons resultados”, perspectivou o PR.

Por sua vez, o director nacional de gestão de recursos hídricos, Messias Macie, avançou que o empreendimento custou cerca de 8 milhões de dólares norte-americanos.

De acordo com Macie, a barragem de Macarretane é uma infraestrutura importante para assegurar o regadio de Chókwè, e a bacia de dissipação ora inaugurada permite que a força e a intensidade com que as águas da albufeira passam pelas comportas diminuam.

“Esta bacia de dissipação foi danificada por eventos extremos que foram acontecendo na bacia do Limpopo, e punha em causa a integridade da infra-estrutura sob ponto de vista da sua segurança, sabemos que para além da barragem servir para irrigação, também é uma ponte rodoviária e ferroviária, daí que havia necessidade de garantir que esta infra-estrutura estivesse integrada para continuar a prestar sua função”, explicou a fonte.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content