Nyusi: “ONU assegura sustentabilidade do planeta”

No jubileu dos 75 anos da Organização das Nações Unidas, o discurso do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, foi marcado por grandes elogios ao organismo. Nyusi começou por lembrar que “foi com a carta da ONU que a descolonização se tornou parte da agenda internacional, permitindo a independência de países africanos e asiáticos a partir dos anos 1960, incluindo Moçambique”

Nyusi destacou que um dos grandes objectivos da ONU deve ser “preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra”. Nesse capítulo, o estadista moçambicano recorda o papel da entidade na pacificação do país: “Moçambique passou por diversas situações de conflito armado, com destaque para a guerra dos 16 anos, que culminou com o Acordo Geral de Paz, com o apoio das Nações Unidas, através da ONUMOZ”, destacou.

Na sua comunicação, o primeiro magistrado da nação garantiu total comprometimento do país para com os objectivos de desenvolvimento sustentável (ODS), que estão incorporados no plano quinquenal do governo. Subordinada ao lema “O futuro que queremos, as Nações Unidas que precisamos – reafirmando o nosso compromisso colectivo com o multilateralismo”, a sessão deste ano acontece de forma virtual, por culpa da covid-19.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content