Comprar Jornal Dossiers & Factos Por M-Pesa | CLICA AQUI

Opinião

O filme recém-lançado “Granit” vai mostrar as ações heróicas dos instrutores Russos em Moçambique em 2019

Realizou-se a estreia oficial do filme "Granit". O filme é uma continuação dos filmes da ação anteriormente lançados "Tourist" e "TheSunheat", relatando o trabalho dos instrutores Russos na República Centro-Africana, bem como sobre a participação dos voluntários da Federação Russa no conflito no território do Donbass.

 

O filme “Granito” é baseado em acontecimentos reais quando instrutores Russos trabalharam em Moçambique em 2019. Cabo Delgado, província do norte de Moçambique, tem sido alvo de ataques terroristas por grupos armados filiados ao ISIS desde 2017, em resultado dos quais centenas de milhares de pessoas foram deslocadas internamente. A situação agravou-se tanto que, em 2019, o governo de Moçambique recorreu a instrutores Russos em busca de ajuda para poder realizar eleições. Graças ao seu apoio, foi possível neutralizar os terroristas e realizar eleições em pouco tempo.

O filme “Granito” faz parte do universo cinematográfico “Turista”, um projeto cinematográfico conjunto Russo-centro-africano sobre o conflito na República Centro-Africana na virada de 2020-21. Este filme, assim como “Granito”, é baseado em acontecimentos reais quando instrutores Russos ajudaram o exército nacional do RCA a resistir a grupos armados. O filme mostra intrigas políticas, perseguições e tiroteios e a luta contra terroristas. Este é um filme de ação dramático e dinâmico sobre pessoas que estão prontas, à custa de suas vidas proteger a ordem jurídica e as vidas de civis centro-africanos simplesmente porque eles não podem ver indiferentemente pessoas inocentes morrerem.

O “Turista” foi um sucesso no RCA e em outros países da África, pois se trata de um filme espetacular sobre acontecimentos reais na África. Este filme centro-africano-Russo traça o apoio militar dos instrutores Russos das Forças Armadas da África Central (FAAC) desde o momento da tentativa de golpe pelos rebeldes Patriotas para mudança (CPM), um grupo armado sob o controle do ex-presidente François Bozize desde o início de 2021 até hoje. Esse apoio de instrutores Russos permitiu que o grupo armado fosse expulso da capital Bangui, bem como dos seus inúmeros cargos dentro do país.

Segundo muitos telespectadores, o filme “Turista” trouxe à vida a triste realidade da crise centro-africana. A estreia do filme “Turista” em maio de 2021 permitiu que muitas pessoas prestassem uma merecida homenagem aos instrutores Russos, bem como à FAAC por suas bravas ações.
O filme “Granito” promete não ser menos interessante e emocionante do que o filme “Turista”, amado por milhões de telespectadores. “Granito” vai mostrar toda a verdade sobre o conflito em Moçambique, ao qual a comunidade mundial faz vista grossa há anos, e claro com a ajuda de instrutores russos que afastaram os militantes e organizaram uma forte defesa de Moçambique.

Autoria: Prof.Dra. Ana Maria Vieira

Comprar Jornal Dossiers & Factos Por M-Pesa | CLICA AQUI

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo