Ossufo Momade só sai das matas depois de concretizar-se a paz definitiva

– “O presidente quer sair, mas as condições não estão criadas” – José Manteigas

 

Numa altura em que os candidatos da Frelimo e MDM já se encontram, claramente em pré-campanha, o presidente da Renamo, Ossufo Momade continua aquartelado nas matas da Gorongosa, saindo de quando em vez para encontros com o Chefe do Estado e seus sequazes, o que para alguns sectores prova que não há uma ameaça real contra ele e que este encontra-se nas matas, apenas por mero capricho.

Texto: Lídia Cossa

Falando ao Dossiers & Factos, o porta-voz do partido, José Manteigas desdramatizou essa leitura considerando que o presidente do seu partido quer sair das matas, porém, no seu entender, não há condições. No entanto, não avançou mais detalhes sobre uma provável ameaça real a Ossufo Momade, mas deixou transparecer que ainda prevalece um clima de desconfiança entre as partes.

“É uma preocupação para todo o partido e também para o nosso presidente, mas as condições não estão boas. Enquanto não se concretizar a paz efectiva ele não poderá vir para cá”, sublinha..

Questionado se a não aparição do presidente do partido, numa altura em que os outros, com Filipe Nyusi e a Frelimo à dianteira, já se encontram claramente em pré-campanha, não poderia coloca-lo em posição de desvantagem, Manteigas foi peremptório.

“Isso não irá comprometer as eleições, nem a provável vitória da Renamo, porque ele é um general muito bem conhecido, e já fez a sua imagem, por isso não irá comprometer. A Renamo vai vencer as eleições, mas temos que terminar o processo da paz para se fazer a campanha em paz”, conclui.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content