Parruque saúda profissionais da Comunicação Social

Celebra-se hoje, 3 de Maio, o dia mundial da liberdade de imprensa e de expressão, data proclamada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, em 1993, para alertar sobre as atrocidades cometidas contra centenas de Jornalistas que são torturados ou assassinados, em cumprimento do seu dever.

Este ano, o dia mundial da liberdade de imprensa é comemorado sob lema “Informação como bem público”. Para o governador da província de Maputo, Júlio Parruque, trata-se de um momento de reconhecimento do contributo da comunicação social nos processos de desenvolvimento e da democratização das sociedades.

Parruque afirma que, nesta data, celebra-se o direito de todos os profissionais da comunicação Social de investigar e publicar informações de forma livre, sem quaisquer amarras, mas também com a necessária responsabilidade, em respeitos aos princípios éticos e deontológicos da profissão.

Lembra que, em Moçambique, o dia da liberdade de imprensa é celebrado numa altura em que está em curso o debate sobre a proposta de Lei da Comunicação Social, um momento privilegiado para que os jornalistas e as respectivas associações, quais sejam o Sindicato Nacional de Jornalistas e o Misa-Moçambique, fortaleçam a sua posição na defesa dos direitos e deveres desta classe.

De acordo com o governante, a data é igualmente comemorada num contexto em que a Covid-19 ainda permanece um desafio para a saúde pública, não só em Moçambique, mas também no mundo, exigindo cada vez mais de todos a crescente tomada de consciência de que só com a observância das medidas de prevenção amplamente divulgadas e do conhecimento de todos é que se pode fazer face a esta pandemia mortífera.

“O Conselho Executivo Provincial de Maputo reconhece a importância, o papel e o contributo dos profissionais da comunicação social na promoção do desenvolvimento da província de Maputo, mantendo a população informada das realizações, no quadro da governação descentralizada, cujo escopo é a participação. A todos os jornalistas moçambicanos, em especial os da província de Maputo, desejo um feliz Dia da Liberdade de Imprensa”, disse o governante, em mensagem dedicada a comunicação social.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content