Petersburgo entrega primeiro Centro de Emprego moderno em Lichinga

 

Jovens da província de Niassa, e em particular da cidade de Lichinga, que procuram emprego e empresas que buscam profissionais competentes, talentos para melhorar a produção e produtividade dos seus negócios dispõem, desde a passada sexta-feira (19), de um Centro de Emprego, inaugurado pelo Secretário de Estado para Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo.

A infra-estrutura, que resulta da requalificação de uma antiga ruína, irá receber jovens oriundos de vários cantos daquela província e irá, dentre vários serviços, oferecer orientação profissional, implementar medidas activas de emprego, gerir o portal do emprego e o sistema da Folha de Relação Nominal. 

“O Objetivo deste Centro de Emprego é de servir aos cidadãos Moçambicanos, em especial jovens, que procuram o seu primeiro Emprego.  Encorajamos ao sector privado a comunicar as suas necessidades de mão-de-obra a este Centro de emprego”, revelou o secretário de Estado do pelouro da juventude e emprego, Osvaldo Petersburgo.

 

Na ocasião, o governante fez saber que ainda este ano a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego irá inaugurar o Centro de emprego de Quelimane, na província da Zambézia.

O referido Centro é fruto de uma acção bem coordenada entre o Governo de Moçambique e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). 

De referir que no âmbito da promoção da empregabilidade, o Governo, através do SEJE, já entregou, este ano, mais de 127 kits de auto emprego em todo o país, e tem vindo a celebrar com diversas instituições acordos de Estágios pré-profissionais, com objectivo de dar oportunidade aos jovens de terem experiência profissional e quiçá lograrem o seu primeiro emprego. Igualmente, foi, recentemente, inaugurada a Incubadora de Tete, que já conta com 16 empresas de jovens.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content