Plataforma flutuante de gás começa hoje sua viagem para águas moçambicanas

A plataforma flutuante a ser utilizada na produção e exportação de Gás Natural Liquefeito (GNL) no campo de gás Coral South, na Área Quatro da Bacia do Rovuma, ao largo da costa norte da província de Cabo Delgado deve iniciar hoje sua viagem da Coreia do Sul às águas moçambicanas.

Moon disse na cerimônia no estaleiro Samsung Heavy Industries em Geoje: “O mundo está focado no GNL. Possui a menor emissão de carbono entre os combustíveis fósseis e, com sua alta eficiência de geração de energia, o GNL é a melhor fonte de energia de baixo carbono para substituir o carvão e o petróleo bruto.”O presidente Filipe Nyusi e o seu homólogo coreano, Moon Jai-in, participaram na cerimónia de baptismo na segunda-feira da plataforma flutuante de GNL construída pela Samsung Heavy Industries, depois de o estaleiro coreano ter fechado um acordo de 2,5 mil milhões de dólares para o efeito. A plataforma foi baptizada de Coral-Sul FLNG, devido ao nome do campo de gás.

Ele acrescentou com optimismo: “O GNL que será produzido em massa pela Coral-Sul FLNG será de grande ajuda na jornada para a neutralidade global de carbono.”

A Samsung Heavy construiu as instalações FLNG em um consórcio com as empresas de engenharia Technip da França e JGC do Japão. O campo de gás Coral Sul é desenvolvido por um consórcio liderado pela empresa italiana de energia ENI.

A plataforma flutuante tem capacidade para produzir 3,4 milhões de toneladas métricas de GNL por ano. É a primeiro desse tipo a ser operada em África. Apenas quatro plataformas flutuantes de GNL foram construídas, todas em estaleiros coreanos. A plataforma tem 414 metros de comprimento, 65 metros de largura e 39 metros de altura. É uma unidade integrada que vai extrair, liquefazer, armazenar e garantir a entrega de sua produção. Possui também um complexo residencial com capacidade para abrigar cerca de 350 funcionários. A ENI descobriu o campo de gás Coral South em maio de 2012. Estima-se que contenha cerca de 16 trilhões de pés cúbicos (TCFs) de gás. (Carta)

Sir Motors

Mais  Destaques

error: Conteudo protegido!!
Scroll to top
Skip to content