Porto de Nacala vai aumentar capacidade de carga para 5,1 milhões de toneladas por ano

O Porto de Nacala vai contar com um novo terminal de carga de cereais, aumentando a sua capacidade de manuseamento de 2,2 milhões de toneladas para 5,1 milhões de toneladas por ano.

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, citado hoje pelo diário Notícias, afirmou que a entidade concessionária do Porto de Nacala vai investir 10 milhões de dólares na construção do novo terminal.

A infraestrutura terá a capacidade de descarga de 300 toneladas por hora e o armazenamento de 40 mil toneladas, além de instalações de embalagem.

Para o governante, a expansão e modernização do Porto de Nacala vai responder à procura dos países vizinhos de Moçambique sem acesso ao mar, nomeadamente Maláui, Zâmbia e Zimbábue.

“O impacto social do terminal de cereais deve incidir na criação de oportunidades de emprego para os jovens que carecem de uma orientação de mercado de trabalho”, disse Carlos Mesquita.

O Porto de Nacala é o único de águas profundas em Moçambique e o maior em toda a costa oriental de África.

O porto tem 60 metros de profundidade e 800 metros de largura à entrada, permitindo o movimento de navios com capacidade de até 60 mil toneladas, 24 horas por dia sem restrições de calado ou tamanho. LUSA

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content