Previstas chuvas de até 300ml/h no sul do país

 

Os próximos 14 dias deverão ser de intensa chuva na região sul do País. De acordo com informação prestada pelo Instituto Nacional de Meteorologia, deverá repetir-se o que aconteceu no período de 9 a 18 de Janeiro, quando a precipitação situou-se entre 200 a 300 milímetros em 24 horas, especialmente na zona centro.

Desta vez, alerta o INAM, o fenómeno irá incidir sobretudo o sul do país.

“Para o período de 20 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2021, prevê-se a ocorrência de chuvas significativas em quase todo o país, com maior incidência para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo, onde a precipitação acumulada estará entre os 200 a 300 milímetros em 24 horas”, lê-se na comunicação da instituição.

Entretanto, o país está na mira da depressão tropical eloise. De acordo com as projecções, “este sistema poderá atingir o canal de Moçambique no dia 21 e a costa do nosso país nos dias 23 ou 24 de Janeiro de 2021 pelas províncias de Inhambane e Gaza como Ciclone Tropical, com ventos de 150 km/h e rajadas até 170 km/h”.

Atento a situação, o INGD desdobra-se em acções de sensibilização para a tomada de precauções, ao mesmo tempo que mobiliza meios para salvamento de possíveis vítimas.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content