Província de Maputo com novo modelo de reabilitação e gestão de estradas

 

A Província de Maputo está a introduzir um novo modelo de reabilitação e gestão de estradas. Trata-se do modelo baseado na comparticipação dos utentes, cujo primeiro passo foi dado ontem, quarta-feira, 14/04/21, com a assinatura de um Contrato-Programa ao abrigo do qual serão melhorados cerca de 50 quilómetros da estrada Moamba-Bondóia.

O Contrato-Programa foi assinado entre o Fundo de Estradas-Instituto Público, a Administração Nacional de Estradas e a Associação dos Utentes de Estradas de Moamba, na presença do governador Júlio Parruque.

Serão investidos para o melhoramento da rodovia 18 milhões de meticais, financiados pelo Governo moçambicano através do Fundo Nacional de Estradas, para um período de três anos, a partir do mês de Junho próximo.

Referindo-se à importância desta infra-estrutura, Parruque disse que a estrada reduz a distância do tráfego proveniente de Ressano Garcia com destino a Magude, em cerca de 100 quilómetros, para além de evitar o engarrafamento típico dos municípios da Matola e Maputo, no trajecto da N4 e N1.

A estrada facilita o escoamento da produção dos agricultores de pequena e média escala e de empresas de agro-negócios cometidas na área de hortícolas, frutas, açúcar orgânico e, consequentemente, o respectivo processamento e aproveitamento dos subprodutos para criação de gado e de aves.

Rubricaram o Contrato-Programa o Presidente do Conselho de Administração do Fundo Nacional de Estradas, Ângelo Macuácua, o Director-Geral da Administração Nacional de Estradas, Américo Ndimande, e o representante da Associação dos Utentes de Estradas de Moamba, Emílio Nhamaco.

Na ocasião, Ângelo Macuácua destacou o bom relacionamento que existe entre a instituição que dirige e o Conselho Executivo Provincial de Maputo, que se consolidaram com a audiência que lhe foi concedida pelo governador Júlio Parruque, na qual foram abordados vários aspectos, o principal dos quais a reabilitação/manutenção das vias de acesso.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content