Província de Maputo massifica túneis de desinfecção

 

A província de Maputo conta agora com cerca de 30 túneis de desinfecção, com a inauguração de mais três na manha da última sexta-feira, pelo governador da Província, Júlio Parruque. Parruque afirmou que é um movimento interessante que se verifica na província de Maputo, de montagem dos túneis ,pois estes são usados como complemento de prevenção da Covid-19.

Texto: Lídia Cossa

Júlio Parruque faz uma avaliação positiva da tomada das medidas de prevenção pela população da Província que dirige. Parruque disse que apesar dos desafios enfrentados, por se tratar de uma pandemia nova no mundo e no país, nota-se que as comunidades estão a acatar as mensagens sobre prevenção e estão a lutar contra este mal.

No entender de Parruque, o distrito de Marracuene está empenhado em fazer melhor a sua parte, mobilizando a população, mas, também, mobilizando investimentos de parceiros do sector privado, da sociedade civil, para garantir insumos, meios e equipamentos para fazer face a Covid-19.

“Acabamos de testemunhar aqui a entrega de três túneis e dois sistemas de lavagem das mãos com pedais, é um investimento muito importante que tem impacto na prevenção em si e também na sensibilização da população, porque só de a população ver o túnel a funcionar já é uma chamada de atenção, de que não estamos em momento normal, mas sim em emergência, porque a pandemia pode estar em qualquer lugar”, disse.

Porque existem alguns comentários sobre a real eficácia dos túneis que estão a ser montados, em massa principalmente na província de Maputo, Parruque disse que o questionamento sobre a eficácia dos túneis é pertinente, porque todos esperam resultados positivos nesta luta.

“Nós estamos no terreno a trabalhar, o que mais precisamos neste momento é de orientação técnico-científica, e o Ministério da Saúde tem estado a cumprir com essa sua vocação de nos instruir para melhorarmos o desempenho em resposta a Covid-19. Nós estamos numa guerra contra um inimigo desconhecido, mas também não queremos disparar no escuro, por isso a orientação técnica é importante”, explicou.

O distrito de Marracuene está a tomar todas medidas recomendadas pelo MISAU e pelas autoridades governamentais. Neste momento, conta com quatro túneis, três a funcionar e um ainda a ser montado, que resulta da oferta da fundação Armando Emílio Guebuza. Os túneis inaugurados na sexta-feira, dois foram disponibilizados por um agricultor parceiro do governo distrital, e um foi disponibilizado pelo Instituto Gwaza Mutini. Os três inaugurados, um está no Cento de Saúde de Marracuene, outro está num espaço próximo ao Banco BCI; e o ultimo está num espaço contíguo ao Moza Banco.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content