
A Rede Criança realizou, recentemente, um workshop para sensibilizar e capacitar o Conselho Municipal da Manhiça para envolver crianças no processo de tomada de decisões na governação municipal.
Texto: Hélio de Carlos
A actividade surge na sequência da “Declaração de Maputo”, um instrumento que reafirma que as crianças são titulares de direitos humanos universais, plasmados na Constituição da República e em instrumentos jurídicos internacionais de que o Estado moçambicano é parte, com destaque da Convenção Internacional dos Direitos da Criança e a Carta Africana dos Direitos e Bem-Estar da Criança.
A Directora executiva desta agremiação, Amélia Fernanda, diz que o programa surge, também, no âmbito da componente de investimento da criança dentro dos 53 municípios do país, e mantém maior foco nas crianças desfavorecidas.
Na ocasião, a Rede Criança realizou uma doação de 500 máscaras, das quais 250 para as crianças e igual número para adultos, 190 baldes com as respectivas torneiras e 500 barras de sabão para a higienização das mãos, para a prevenção e combate a covid-19.