Renamo “gazeta” validação dos resultados das eleições pelo CC

 

O partido Renamo não compareceu, esta segunda-feira, no Centro de Conferencia Joaquim Chissano, em Maputo, local onde o Conselho Constitucional (CC), acaba de validar os resultados das eleições gerais, realizadas no mês de Outubro do ano em curso.

Texto: Arão Nualane

A não comparência do mandatário do partido Renamo no evento que serviu para proclamar o partido Frelimo e seu presidente, Filipe Nyusi como vencedores do escrutínio, realizado no dia 15 de Outubro, vem fortificar as declarações do presidente desta força política, Ossufo Momade, segundo as quais não vai reconhecer os resultados, em que Nyusi ganhou como 72% de votos.

De referir que, desde a primeira hora, a Renamo vem denunciando que as eleições de 15 de Outubro último foram fraudulentas e chegou a submeter um recurso junto do Conselho Constitucional a pedir a declaração de nulidade do pleito, entretanto, o mesmo foi chumbado.

Em declaração à imprensa estrangeira recentemente, o presidente da Renamo, Ossufo Momade vincou que o seu partido não vai aceitar os resultados, mas diz que não há espaço para retorno à guerra.

Uma das estratégias que, de resto, está em cima da mesa é a não tomada de posse dos deputados desta formação política, como forma de pressionar, mas Ossufo Momade disse que tal decisão sairá de uma reunião magna do partido a ter lugar nos próximos dias.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content